RSS Urubici - SC Notícias de Urubici/SC Thu, 27 Jan 2022 06:02:16 -0300 Thu, 27 Jan 2022 06:02:16 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.urubici.sc.gov.br/rss 💊 FARMÁCIA BÁSICA ABASTECIDA: COMPROMISSO COM A SAÚDE URUBICIENSE Tue, 11 Jan 2022 15:46:41 -0300 https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1517/?-farmacia-basica-abastecida-compromisso-com-a-saude-urubiciense.html https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1517/?-farmacia-basica-abastecida-compromisso-com-a-saude-urubiciense.html
➡️ A Prefeitura de Urubici vem garantido o abastecimento de medicamentos na farmácia básica do município, sendo que o estoque tem alteração diariamente devido a demanda da população. O fornecimento é gratuito para a população.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "URUBICI Prefeitura Municipal de Urubici"

✅ A Farmácia Básica Municipal, da Prefeitura de Urubici, é composta de 270 medicamentos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que são obrigatórios e devem ser fornecidos à população gratuitamente, além da e Relação de Medicamentos no Município (Remume), e ainda, material médico hospitalar, fórmulas alimentares e fraldas geriátricas. Depois de muito trabalho para completar o estoque, este ano começou com todos os itens disponíveis.

👍 A ação representa o investimento na saúde da população e atende 100% os usuários da rede municipal de saúde. O objetivo da Secretaria de Saúde é atender a toda a população de forma rápida e pontual.

Em janeiro de 2021, quando a atual gestão iniciou suas funções administrativas o estoque encontrava-se defasado, e após este primeiro ano de atividades os estoques estão regularizados. Hoje, a Farmácia Básica de Urubici é a maior da Amures.

👉🏼 Atualmente, a Farmácia Básica de Urubici, atende uma média mensal de 2.500 pacientes/usuários do SUS. O compromisso além de atuar na gestão do medicamento, é auxiliar na construção do cuidado dos usuários, acompanhando seu tratamento e contribuindo com as equipes de saúde na promoção e qualidade de vida dos nossos munícipes.

Segundo a farmacêutica e coordenadora da assistência farmacêutica da farmácia básica, Mery Ellen Warmling, os desafios são constantes, “em se tratando de setor público, os desafios são as licitações, solicitações de reajustes dos fornecedores, atrasos de entrega. Quando falamos em saúde, tudo pode acontecer rapidamente e o que mais importa é ninguém sair sem sua necessidade atendida”, completa Mery Ellen.
Para receber os medicamentos gratuitos na Farmácia Básica do município, o paciente deve ter em mãos a Carteira Nacional do SUS e a receita médica atualizada.

🌿 Além das medicações tradicionais alopáticas, a Farmácia Básica Municipal conta com o Centro fitoterápico Municipal que fornece à população produtos preparados com plantas medicinais: xaropes, pomadas e compostos diversos. São 9 anos fornecendo fitoterápicos para população gratuitamente, cerca de 12 mil unidades/ano de medicamentos fitoterápicos para população Urubiciense, através da farmacêutica responsável Lucy Ribeiro.


“Saúde é essencial para todos, o trabalho de nossa gestão é servir quem dela necessita, com afinco auxiliamos toda a comunidade Urubiciense, e assim vamos evoluindo e melhorando cada vez mais o atendimento prestado”, comenta a prefeita Mariza Costa.
📍 A Farmácia Básica encontra-se na Rua Celestre Francisco Ghizoni, 400, Traçado e no telefone (49) 3278-5691.

]]>
SETUR em Urubici busca a realização do inventário turístico e o diagnostico situacional no município Tue, 11 Jan 2022 15:41:56 -0300 https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1516/?setur-em-urubici-busca-a-realizacao-do-inventario-turistico-e-o-diagnostico-situacional-no-municipio.html https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1516/?setur-em-urubici-busca-a-realizacao-do-inventario-turistico-e-o-diagnostico-situacional-no-municipio.html
Na última quinta-feira (6), a Secretaria de Industria, Comércio e Turismo à todo vapor com as atividades deste primeiro semestre de 2022, se reuniu com o Conselho Municipal de Turismo e a empresa Foco Opinião e Mercado, com objetivo de firmar uma parceria para desenvolver e atualizar o Inventário Turístico e o Diagnóstico situacional do município através de pesquisa detalhada.

A pesquisa também contempla o perfil da demanda e estimativa de gastos no município. Estes dados são fundamentais para planejar e fomentar novas ações para o crescimento sustentável do Turismo em Urubici.

A secretária de indústria, comércio e turismo, Marinês Walkowski, acredita que será de grande relevância para a sociedade, pois a pesquisa abrangerá um contexto geral de todos os serviços turísticos oferecidos pelo município, ajudando a desenvolver tanto o setor privado como o público a avançar o turismo local. “Por tomar conhecimento da oferta turística do município, os moradores vão perceber que o turismo é importante para o desenvolvimento e geração de novas oportunidades de empregos, além disso, o inventário servirá como um meio de divulgação para a cidade para os investimentos, devido ao potencial turístico que Urubici possui”, ressalta a secretária Marinês.
]]>
Chamamento Público - Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Urubici Tue, 11 Jan 2022 15:36:56 -0300 https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1515/?chamamento-publico---secretaria-de-agricultura-e-meio-ambiente-de-urubici.html https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1515/?chamamento-publico---secretaria-de-agricultura-e-meio-ambiente-de-urubici.html
A Prefeitura de Urubici, conforme a Lei Federal 13.019/2014, torna público o Edital de Chamamento Público destinado à seleção, sem fins lucrativos, de interessadas em celebrar Termo de Colaboração de iniciativa da Administração Pública, tendo por objeto a cessão de uso de tratores agrícolas para auxiliar o pequeno produtor rural em seu trabalho.
Mais informações através do edital completo no link: https://www.urubici.sc.gov.br/legislacao/id/1005/?parcerias.html
]]>
Palestra sobre "O papel da família na prevenção do uso de álcool e outras drogas" acontece no CRAS Tue, 11 Jan 2022 15:32:12 -0300 https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1514/?palestra-sobre-o-papel-da-familia-na-prevencao-do-uso-de-alcool-e-outras-drogas-acontece-no-cras.html https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1514/?palestra-sobre-o-papel-da-familia-na-prevencao-do-uso-de-alcool-e-outras-drogas-acontece-no-cras.html
Aconteceu nesta quarta-feira (5), no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, através da Secretaria de Assistência Social, uma palestra sobre "O Papel da Família na Prevenção do uso de álcool e outras drogas" com a psicóloga Morgane Ap. Oliveira - Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Urubici.

A palestra foi aberta à todas as famílias atendidas pelo CRAS, com o objetivo de oferecer orientações fundamentadas em evidências científicas dirigidas aos pais, movimentando-os a tomar uma posição mais ativa em relação à prevenção e redução do consumo de álcool e outras drogas pelos adolescentes, considerando o adolescente como um sujeito ativo, produto e produtor do seu desenvolvimento, em permanente interação com o contexto em que se desenvolve.

Nesse contexto, a família tem grande importância, tanto em oferecer condições para um desenvolvimento saudável na adolescência, quanto pela necessidade de participar de intervenções visando à superação das dificuldades manifestas. E o papel do CRAS é possibilitar e mediar estas intervenções.
]]>
Reunião administrativa na Prefeitura de Urubici Tue, 11 Jan 2022 15:28:33 -0300 https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1513/?reuniao-administrativa-na-prefeitura-de-urubici.html https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1513/?reuniao-administrativa-na-prefeitura-de-urubici.html
A prefeita de Urubici, Mariza Costa, realizou na última quarta-feira (5), uma reunião administrativa com equipe do poder executivo. A reunião se deu no período da tarde, no gabinete da prefeitura, para tratar de demandas sobre os recursos de emendas parlamentares, projetos e direcionamentos para 2022.

Para prefeita Mariza, a reunião foi de grande importância. “Esse momento de troca de ideias é muito bom, pois podemos apresentar metas, ouvir sugestões e aprender ao mesmo tempo. Um bom planejamento em conjunto faz toda a diferença na implantação dos projetos”, relatou enaltecendo o trabalho dos profissionais e afirmando que a pretensão é encerrar o ano com muitos projetos concretizados em favor da comunidade. “Todos somos parceiros, e temos um único objetivo: à melhoria de Urubici. Obrigado a todos por transformarem nosso município em uma bela cidade”, finaliza prefeita Mariza.
]]>
NÃO DEIXE A DENGUE CRESCER Tue, 11 Jan 2022 15:26:56 -0300 https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1512/?nao-deixe-a-dengue-crescer.html https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1512/?nao-deixe-a-dengue-crescer.html
A Secretaria de Saúde de Urubici, através do Programa Aedes aegypti e endemias, reforça o alerta à população para os cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, principalmente durante o verão, quando os períodos das chuvas são mais frequentes.
A coordenadora do programa de endemias Kelem Cristina de Souza orienta: “a melhor forma de prevenção é eliminando água armazenada em diversos tipos de recipientes e plantas que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, proteja-se e assim protegerá a todos. Faça sua parte Dengue mata”, orienta a coordenadora.
]]>
📢PROCESSO SELETIVO - SAÚDE Tue, 11 Jan 2022 15:25:27 -0300 https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1511/?processo-seletivo---saude.html https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1511/?processo-seletivo---saude.html
O Município de Urubici, através da Secretaria Municipal de Saúde, torna pública a realização de seleção para Médico, Técnico em enfermagem ACT, Odontólogo, Agente Comunitário, Auxiliar de Serviços gerais e Técnico em Saúde Bucal. As inscrições acontecerão de 05 à 11 de janeiro de 2022, das 13h às 18h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Praça Francisco Pereira de Souza, 95, Centro, Urubici/SC, ou pelo e-mail sec.saude@urubici.sc.gov.br
Outras informações referentes esse processo seletivo pelo link: https://www.urubici.sc.gov.br/concurso/visualizar/id/1395/?processo-seletivo---saude.html
]]>
IBGE - Processo Seletivo com vagas abertas para Urubici Tue, 11 Jan 2022 15:23:14 -0300 https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1510/?ibge---processo-seletivo-com-vagas-abertas-para-urubici.html https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1510/?ibge---processo-seletivo-com-vagas-abertas-para-urubici.html
SÃO 200.000 VAGAS DE TRABALHO NO CENSO DEMOGRÁFICO 2022 EM TODOS OS MUNICÍPIOS DO PAÍS

Confira as informações para URUBICI:
• RECENSEADOR
• Vagas: 10
• Remuneração: *POR PRODUÇÃO link p/ simulação abaixo ⬇️
• Escolaridade: ENSINO FUNDAMENTAL
• Idade mínima: 18 anos
• Período de inscrição: até 21 DE JANEIRO
• Pagamento da inscrição: até 16 DE FEVEREIRO
• Data prova: 27/03 de manhã
• Taxa de inscrição: R$ 57,50
• Link do edital e material de estudos específicos:
• ACM e ACS para o posto de coleta em URUBICI
• Vagas: 1 (ACM) / 1 (ACS)
• Remuneração: ACM R$2.100 / ACS R$1.700 (Auxílio-Alimentação: R$458)
• Escolaridade: ENSINO MÉDIO
• Idade mínima: 18 anos
• Período de inscrição: até 21 DE JANEIRO
• Pagamento da inscrição: até 16 DE FEVEREIRO
• Data da prova: 27/03 de tarde
• Taxa de inscrição: R$ 60,50
• Link do edital e material de estudos específicos:
PS.: É possível inscreve-se e concorrer aos dois cargos e, passando em mais de um, assumir o que mais se interessar
]]>
Prefeitura de Urubici decreta situação de emergência em razão da estiagem que assola o município Thu, 06 Jan 2022 12:56:41 -0300 https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1508/?prefeitura-de-urubici-decreta-situacao-de-emergencia-em-razao-da-estiagem-que-assola-o-municipio.html https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1508/?prefeitura-de-urubici-decreta-situacao-de-emergencia-em-razao-da-estiagem-que-assola-o-municipio.html
Através do decreto 2961/2022, a prefeita Mariza Costa decreta situação de emergência nas áreas do município de Urubici em razão da estiagem que assola o município.
Segundo dados meteorológicos da Epagri-Ciram, o volume de chuvas nos meses de novembro e dezembro foi muito abaixo da normal climatológica, ou seja, eram esperados aproximadamente 308,1 mm nos meses citados e choveu apenas 194 mm. A falta de chuvas, principalmente em lavouras de sequeiro, ocorreu em um momento crucial para o desenvolvimento das plantas, afetando, assim, a produtividade das mesmas.
A secretaria de agricultura e a Epagri, através do secretário Théo e extensionista Hederson, realizaram o levantamento no município onde ficou estimado um prejuízo ao setor de aproximadamente R$ 14. 299.926,00, sendo as lavouras mais afetadas: Maçã, Tabaco e Milho (grão+silagem).
"O papel da prefeitura municipal foi feito. Com esse laudo e o decreto, o pequeno agricultor tem um documento de registro que prova que o município foi impactado. Sei o quanto é doloroso o agricultor investir em uma lavoura e ter grandes prejuízos em funções climáticas, por isso, me solidarizo com cada agricultor que sofreu com essa estiagem e torcemos para que instâncias federais e estaduais, que têm mais poder, olhem para o agricultor. Lutaremos para isso", ressalta o secretário de agricultura Theo e complementa: "É dever nosso estar atento a estas situações para que o agricultor tenha algum amparo. É preferível que tenhamos o decreto e o laudo caso os agricultores necessitem desses documentos. Meu agradecimento à prefeita e a Epagri pelo empenho no processo. Certamente a situação ocorrida em Urubici será levada ao secretário de agricultura do estado de SC".
Aos agricultores que precisarem do laudo e do decreto, o mesmo estará disponível na prefeitura ou diretamente na secretaria de agricultura.
]]>
Prefeita Mariza Costa participa de reunião emergencial sobre a estiagem na região serrana Tue, 11 Jan 2022 15:19:09 -0300 https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1509/?prefeita-mariza-costa-participa-de-reuniao-emergencial-sobre-a-estiagem-na-regiao-serrana.html https://www.urubici.sc.gov.br/noticia/visualizar/id/1509/?prefeita-mariza-costa-participa-de-reuniao-emergencial-sobre-a-estiagem-na-regiao-serrana.html
Iniciando as atividades deste ano, ontem, 03 de janeiro, a prefeita municipal Mariza Costa e o secretário de agricultura e meio ambiente Théo Piucco, participaram de uma reunião emergencial na Casa da Cultura em São Joaquim, juntamente a Associação de Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina – AMAP, Epagri e as Prefeituras de São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urupema, a pedido da Diretoria da AMAP, após os associados relatarem diversos danos em pomares e também pastagens na região de abrangência da AMAP, a reunião teve como objetivo discutir soluções sobre o impacto da estiagem na Agricultura.
Estiveram presentes na reunião os prefeitos, secretários dos municípios que participaram da reunião e autoridades das demais entidades. Todos relataram a situação de seus municípios e ouviram os agricultores.
A Prefeita Mariza Costa destacou que a estiagem tem prejudicado tanto a produção de frutíferas quanto a de hortaliças. A pecuária tem sido outro fator afetado, a produção de leite está sendo uma das mais prejudicadas, já que a produção de milho não está se desenvolvendo como deveria, “são prejuízos irreversíveis”, destaca a prefeita Mariza.
Hoje o secretário de Agricultura, juntamente a EPAGRI, visitará diversas regiões do município para elaboração do laudo de estimativa de perdas pela EPAGRI. A expectativa é que, com os diversos municípios da região decretando situação de emergência, o governo do estado olhe com atenção para os produtores rurais da região serrana. Por isso, a prefeita Mariza decretará nesta semana, situação de emergência em decorrência da estiagem prolongada que já afetou diversos cultivos na região.
A gestão de Urubici fará a sua parte para que os agricultores tenham um registro oficial da estiagem que atingiu nosso município. Desde já agradecemos o empenho dos demais municípios e o convite da AMAP para a reunião.
Foto: São Joaquim Online
]]>