INÍCIO / Informativos

Notícias

BUSCA RÁPIDA

💊 FARMÁCIA BÁSICA ABASTECIDA: COMPROMISSO COM A SAÚDE URUBICIENSE

Farmácia Básica Municipal iniciou o ano com empenho diário para manter seus medicamentos essenciais em dia.

Escrito por Urubici | 16 de fevereiro de 2022 | Geral

Compartilhar em
💊 FARMÁCIA BÁSICA ABASTECIDA: COMPROMISSO COM A SAÚDE URUBICIENSE

➡️ A Prefeitura de Urubici vem garantido o abastecimento de medicamentos na farmácia básica do município, sendo que o estoque tem alteração diariamente devido a demanda da população. O fornecimento é gratuito para a população.

✅ A Farmácia Básica Municipal, da Prefeitura de Urubici, é composta de 270 medicamentos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que são obrigatórios e devem ser fornecidos à população gratuitamente, além da e Relação de Medicamentos no Município (Remume), e ainda, material médico hospitalar, fórmulas alimentares e fraldas geriátricas. Depois de muito trabalho para completar o estoque, este ano começou com todos os itens disponíveis.

👍 A ação representa o investimento na saúde da população e atende 100% os usuários da rede municipal de saúde. O objetivo da Secretaria de Saúde é atender a toda a população de forma rápida e pontual.

Em janeiro de 2021, quando a atual gestão iniciou suas funções administrativas o estoque encontrava-se defasado, e após este primeiro ano de atividades os estoques estão regularizados. Hoje, a Farmácia Básica de Urubici é a maior da Amures.

👉🏼 Atualmente, a Farmácia Básica de Urubici, atende uma média mensal de 2.500 pacientes/usuários do SUS. O compromisso além de atuar na gestão do medicamento, é auxiliar na construção do cuidado dos usuários, acompanhando seu tratamento e contribuindo com as equipes de saúde na promoção e qualidade de vida dos nossos munícipes.

Segundo a farmacêutica e coordenadora da assistência farmacêutica da farmácia básica, Mery Ellen Warmling, os desafios são constantes, “em se tratando de setor público, os desafios são as licitações, solicitações de reajustes dos fornecedores, atrasos de entrega. Quando falamos em saúde, tudo pode acontecer rapidamente e o que mais importa é ninguém sair sem sua necessidade atendida”, completa Mery Ellen.
Para receber os medicamentos gratuitos na Farmácia Básica do município, o paciente deve ter em mãos a Carteira Nacional do SUS e a receita médica atualizada.

🌿 Além das medicações tradicionais alopáticas, a Farmácia Básica Municipal conta com o Centro fitoterápico Municipal que fornece à população produtos preparados com plantas medicinais: xaropes, pomadas e compostos diversos. São 9 anos fornecendo fitoterápicos para população gratuitamente, cerca de 12 mil unidades/ano de medicamentos fitoterápicos para população Urubiciense, através da farmacêutica responsável Lucy Ribeiro.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Josi Menegaz

Data de publicação: 11/01/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa - Josi Menegaz

Tags