INÍCIO / Informativos

Notícias

BUSCA RÁPIDA

Agentes Comunitários de Saúde trocam papel e lápis por aplicativo

Aparelhos irão poupar horas de trabalho cansativo e repetitivo dos agentes que atendem a população de Urubici

Escrito por Eduarda Sahlit | 08 de julho de 2022 | SAÚDE

Compartilhar em
Agentes Comunitários de Saúde trocam papel e lápis por aplicativo

A Prefeita e o Secretário de Saúde falaram da importância dos aparelhos para agilizar o cadastro no sistema do e-SUS



Eduarda Sahlit
Assessora de Comunicação
Prefeitura Municipal de Urubici
  •  

Você certamente já recebeu a visita de um dos Agentes Comunitários ligados à Secretaria Municipal de Saúde em casa. São visitas importantes, que garantem que todos em Urubici estejam supervisionados e devidamente assistidos - com registro médico atualizado, vacinação em dia etc.

Esses profissionais da saúde são verdadeiros anjos da guarda. Vão de casa em casa, conversam, anotam tudo com lápis e papel, corrigem erros de registro que eventualmente possam existir e - no fim do dia - chegam na Secretaria de Saúde e se sentam em frente ao computador para começar a digitar tudo aquilo que anotaram ao longo do dia. A tarefa não é fácil.

PRESENTE MERECIDO

Até agora. Porque a boa notícia é que os dias de caneta e papel, assim como de duplo trabalho (já que os agentes têm de digitar as mesmas informações todas de novo no final do dia), chegaram ao fim. Há exatos três dias (na terça, 05 de julho), a Prefeitura de Urubici, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, fez a entrega de celulares novinhos aos vinte e sete Agentes Comunitários do município.

Mas que diferença isso faz?

Bem, como foi dito anteriormente, o sistema de cadastro da população já existia, mas o trabalho de anotar tudo e depois ter de passar os dados para o computador não só representava um gasto enorme de tempo, como ainda aumentava significativamente a margem de erros e inconsistência de dados.

TREINAMENTO

O Secretário Municipal de Saúde, Diogo Gondim Blumer, explica que os celulares serão essenciais para alimentar o programa e-SUS de Atenção Primária (e-SUS APS), que busca estruturar os Sistemas de Informação do Ministério da Saúde de forma mais abrangente. "O cadastro do paciente e a do território em que ele vive é fundamental para mapearmos as famílias e para elaborarmos estratégias de intervenção e vigilância em saúde", informa Diogo. "O celular é uma peça fundamental no trabalho das ACSs tanto para o cadastro quanto para a comunicação no interior do município, onde só funciona o WhatsApp", completa.

Dois dias após receberem os aparelhos, no dia 07 de julho, os Agentes Comunitários estavam em Lages para participar da capacitação do sistema e-SUS. Logo, logo estarão por aí batendo nas casas, não mais com papel e lápis, mas com os aparelhos que já enviam tudo direto para uma a central de informações sobre a saúde de toda a população brasileira.

TEENOLOGIA É PRIORIDADE

É nítido que a Administação do Município tem investido - e muito - em soluções tecnológicas como meio de atingir as metas que foram priorizadas na proposta de . governo, lá atrás, ainda na época de campanha eleitoral. "Sem dúvida, a tecnologia permeia todas as ações deste governo. Não existe, atualmente, solução rápida e eficaz sem que haja tecnologia envolvida" comentou a Prefeita Mariza Costa, que fez questão de estar presente no dia da entrega dos celulares para as Agentes de Saúde, juntamente com o Secretário da Pasta.

"Esses aparelhos entregues hoje, assim como a integração dos sistemas da Assistência Social, a informatização dos setores da Administração Municipal, a modernização das escolas, a agricultura, enfim - absolutamente tudo aqui em Urubici que puder se beneficiar, usará a tecnologia a seu favor, claro!", comemorou.


Imagens:

Nas fotos de cima, o dia da entrega dos aparelhos. Logo abaixo, os agentes recebendo treinento em Lages! 

 

Tags

#tecnologianasaude
#temposmodernos
#saudeemurubici
#secretariadesaudeurubici
#celularesparasaude
#saudeinformatizada
#prefeituradeurubici
#tecnologianaassistenciasocial
#urubiciparatodos
#urubiciemdesenvolvimento
#novotempoparaurubici

Arquivos Para Download