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Vai construir? Saiba como emitir seu alvará!
Escrito por REGIANE NIEHUES PESENTI | 14 de outubro de 2024 | ADMINISTRAÇÃO

Toda edificação, seja em área urbana ou rural, por lei exige a emissão do alvará para a construção. Ele é imprescindível também para que o proprietário do imóvel possa ingressar com o pedido de ligação de energia elétrica e (se houver disponibilidade no local) água encanada e/ou esgoto.
A solicitação do alvará deverá ser feita pessoalmente no setor de obras da Prefeitura ou pelo atendimento digital no site www.urubici.sc.gov.br. Tenha em mãos os seguintes documentos:
- Projeto da obra assinado por um engenheiro ou arquiteto cadastrado no CREA
- Cópia do CPF e RG
- Cópia da matrícula do imóvel atualizada
- Atestado de aprovação dos Bombeiros (quando for sala comercial ou prédio)
- Projeto de Estrutura: para obras que tenham (três) ou mais pavimentos, que tenham mais que 600,00 m² (seiscentos metros quadrados) ou ainda que tenham cota superior a 6,50 mts (seis metros e cinquenta centímetros).
Após fazer a solicitação será emitida uma guia para pagamento da taxa de alvará.
O setor de obras da Prefeitura fica na sede localizada na Praça Francisco Pereira Souza, 53 no Centro de Urubici.
Para falar com o setor de obras sem sair de casa acesse https://www.urubici.sc.gov.br/
- Clique em URUBICI SEM PAPEL
- Escolha a opção PROTOCOLO
- Faça seu cadastro e escolha o assunto “Requerimento de Alvará de Construção Civil”.
- Preencha os dados solicitados conforme modelo e anexe os documentos obrigatórios descritos.
- Clique em PROTOCOLAR e aguarde o retorno por email.
IMPORTANTE: De acordo com a legislação, se a área total da construção for do tipo “popular” não ultrapassar 70m² e for o único imóvel do proprietário, este estará isento do pagamento de INSS, o que reduz bastante os custos.