INÍCIO / Informativos

Notícias

BUSCA RÁPIDA

Política para criança? Claro que temos

Todo aluno deveria aprender, desde cedo, o que é a atividade política e como ela interfere em nosso cotidiano

Escrito por Eduarda Sahlit | 08 de julho de 2022 |

Compartilhar em
Política para criança? Claro que temos

A Prefeita Mariza já colocou a mão na massa e sentou-se para ensinar como funciona o governo municipal na prática: são anos de muita experiência

 


Eduarda Sahlit
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Urubici

 

Quem se lembra da matéria chamada OSPB (Organização Social e Política Brasileira), que costumava ser obrigatória nas escolas públicas e particulares? Até recentemente, essa disciplinas fazia parte do currículo escolar. Hoje, não mais.

Pra quem não sabe do que se trata, o próprio nome já diz: ela ensina como é organizada a sociedade e os órgãos do govemo no Brasil, e como os dois se relacionam. Simples. É uma aula sobre governo, algo que deve ser estudado dia e noite por quem sonha em passar num concurso público, apenas para citar um exemplo da importância da disciplina.

 

MUNICÍPIOS QUE VALORIZAM AS CRIANÇAS

Em todo o Brasil, no entanto, há vários municípios que fazem questão de realizar ações em temas que muitas vezes não recebem a importância devida, mas que fazem toda a diferença na vida da população. Um exemplo são as ações voltadas para as crianças, que representam investimento de retorno garantido, seja em qual área for.

Urubici é um desses municípios que valorizam a participação das crianças em assuntos políticos desde bem cedo.

A iniciativa nasceu no Câmara Mirim, um antigo projeto da Câmara dos Deputados (https://plenarinho.leg.br/) que dá aos alunos a chance de vivenciar como é ser um deputado desde a elaboração do projeto de lei até a sua discussão e votação em plenário, ou que dá ao Vereador Mirim a chance de inscrever seu próprio projeto na Câmara dos Deputados.


VEREADOR MIRIM

O Programa Câmara Mirim tem como objetivo estimular a cidadania, promover a aproximação do Legislativo com a sociedade, proporcionar educação política apartidária, instigar o interesse pela gestão pública, promover a valorização da cidade e da administração pública municipal, e incentivar as escolas participantes a realizar seus projetos

 

"Eu quero mandar em breve para a câmara o projeto Prefeito e Vice-Prefeito Mirim, em que as crianças serão nossos representantes uma vez por mês".

Mariza Costa
Prefeita Municipal de Urubici



EM URUBICI

Este ano, os Vereadores Mirins eleitos em Urubici visitaram a ALESC (Assembléia Legislativa de Santa Catarina), em Florianópolis, a Casa D'Agronomica, que é a residência oficial de Governo de Estado, participaram de Sessão Ordinária na Câmara e conheceram vários deputados.

A posse dos nossos Vereadores Mirins para a Legislatura de 2022 ocorreu no dia 20 de abril, na Câmara de Vereadores de Urubici. Foram empossados os alunos Élvio Oliveira Bonfim, Maria Clara Pagani dos Santos, Pedro Henrique Corrêa e Jonas Deiró Santos, da E.E.B. Araújo Figueiredo, Kauan Vinícius Rodrigues de Souza, Nicoli Baticini e Nicolle Evelin Santos Correia, da E.E.B. Manoel Dutra Bessa, e Christian Eduardo Stang e Leila Warmling Bernardes, do Colégio Santa Clara.

Na ocasião, a Prefeita Mariza Costa se emocionou: “Tenho certeza que desse projeto teremos futuros vereadores, vereadoras, prefeitos e prefeitas. Corram atrás dos sonhos de vocês! Eu sempre tive o sonho de ser prefeita e hoje estou aqui. Tudo é questão de luta, de querer melhorar a vida das pessoas”.

“Eu quero mandar em breve para a câmara o projeto Prefeito e Vice-Prefeito Mirim, em que as crianças serão nossos representantes uma vez por mês", disse.

 

Leia mais: "Plenarinho participa de encontro de vereadores mirins em SC "
https://plenarinho.leg.br/index.php/2022/06/plenarinho-participa-de-encontro-de-vereadores-mirins-em-sc/

Tags

#vereadormirim
#camaramirim
#alunosvereadores
#politicanasescolas
#prefeituradeurubici