Prefeita Mariza Costa participa do lançamento oficial da Operação Inverno em Bom Jardim da Serra

Efetivo da PM vai aumentar nas seis cidades turísticas da região gerando reforço na segurança policial da Serra Catarinense

Escrito por Urubici | 21 de junho de 2021 |

Nesta manhã (21), aconteceu no mirante da Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra, o lançamento oficial da operação inverno na Serra Catarinense, juntamente ao início do inverno (que iniciou às 00h32min). Prefeita Mariza Costa e a Secretária do Indústria, Comércio e Turismo Marinês Walkowski fizeram presença.

Estavam presentes o Coronel da Polícia Militar de SC, Dionei Tonet Comandante Geral da PMSC e demais autoridades da PMSC, prefeitos e secretárias de turismo da região serrana, representante da AMURES, SANTUR, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária.

Com a chegada do inverno a Serra Catarinense concentra um grande número de turistas oriundas de todas as regiões do Brasil e até de outros países, que buscam além do clima frio serrano, as belas paisagens oferecidas pela região. Isso faz com que o fluxo de turistas e o movimento nas rodovias estaduais incrementem consideravelmente.

A PMSC desenvolve a Operação Inverno desde 2017, com reforço policial aos municípios de Lages, Urubici, Bom Retiro, São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, onde ocorre a maior concentração turística nessa época do ano.

A Operação Inverno vai envolver policiais militares, ambientais, rodoviários, a cavalaria e o canil, e sua atuação ostensiva é para fiscalizar os pontos turísticos e orientar os visitantes para a cumprimento do decreto sanitário estadual. Serão feitas ainda operações de trânsito, orientações aos turistas e varreduras para a segurança dos moradores. O término da operação está programada para 16/08/2021.

"Já sabendo que o movimento nas rodovias estaduais será impactado diretamente, com o aumento no fluxo de veículos de passeio e transporte de passageiros na região, são necessárias implementações específicas no policiamento preventivo, não só para garantir a segurança viária, como também para todo o segmento turístico envolvido no contexto", informou a corporação por meio de nota.

Coronel Dionei Tonet, Comandante Geral da PMSC em sua fala, faz agradecimento à Prefeita Mariza por viabilizar a cidade de Urubici para ser o centro da região da AMURES para acolhida do policiamento e logística, para que a Operação Inverno na Serra Catarinense seja um sucesso.

Em momento posterior Coronel Dionei reforça à Prefeita Mariza seu compromisso com a definição de um pelotão efetivo para Urubici após a operação veraneio da PMSC, com os devidos alinhamentos para ajustar o convenio de transito, já que a Prefeitura de Urubici já fez a doação do terreno para construção de uma base para o pelotão.

Prefeita Mariza ressalta o agradecimento ao Governo do Estado e o Comando da Polícia Militar de SC, Coronel Dionei, pela organização que o reforço policial trouxe a Urubici e Serra Catarinense que neste momento tanto necessita dessa contribuição, e também pela viabilização do pelotão posterior a operação veraneio que trará segurança duradoura à movimentada Urubici.