Saúde em Urubici - Campanha Setembro Amarelo

Prefeitura Municipal de Urubici e Secretaria de Saúde Suicídio não é frescura... Apoie a VIDA. Procure informação... Busque ajuda.

Escrito por Urubici | 27 de setembro de 2021 |

Saúde em Urubici - Campanha Setembro Amarelo

Conforme a ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, cerca de 13 mil suicídios são registrados por ano no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Estima-se que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, tendo em primeiro lugar a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substância (álcool e outras drogas). A incidência maior está na população jovem, entre 15 e 29 anos de idade.

Estes números podem ser ainda maiores, visto que muitos casos não são notificados ao Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
Para prevenir o Suicídio é necessário conhecer e entender os fatores de risco, para determinar estratégias de intervenção que possam reduzi-lo. Sendo assim, a campanha tem o objetivo de orientar a população quanto aos sintomas de alerta, como ajudar e onde procurar ajuda para quem precisa, seja a própria pessoa ou alguém próximo.

A Prefeitura Municipal de Urubici, através das Agentes de Saúde da Secretaria de Saúde, espalharam folders pela cidade (em pontos como unidades de saúde, mercado, loja, salão de beleza, escolas, etc.), com informações de: 1) Como identificar; 2) Como ajudar; 3) O que não fazer; 4) Onde procurar ajuda.

Suicídio não é frescura... Apoie a VIDA.

Procure informação... Busque ajuda.