Biblioteca Municipal vai até os leitores recebendo o Autor do Livro “Pinhão, O Soldadinho Topetudo”

Durante a programação da semana da criança, nos dias 8 e 9 de outubro, os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (do primeiro ao quinto ano) da rede municipal de ensino, estarão envolvidos na programação receber o escritor infanto-juvenil Frederico

Escrito por Urubici | 04 de outubro de 2019 |

Biblioteca Municipal vai até os leitores recebendo  o Autor do Livro “Pinhão, O Soldadinho Topetudo”

Durante a programação da semana da criança, nos dias 8 e 9 de outubro, os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (do primeiro ao quinto ano) da rede municipal de ensino, estarão envolvidos na programação receberão o escritor infanto-juvenil Frederico Manica que lança a sua mais recente obra, “Pinhão, o Soldadinho Topetudo”. No período entre agosto e setembro, os alunos e professores trabalharam com a publicação desenvolvendo uma série de atividades que apresentarão durante a visita do autor, sessão de autógrafos e bate-papo com a comunidade escolar. Além da formação de leitores o trabalho com a obra idealiza refletir aspectos da vida e do cotidiano em que os alunos estão inseridos e a relevância da realidade e memória local.

O livro “Pinhão, o soldadinho topetudo”, foi inspirado na milenar floresta de araucárias, e nos cenários vivos e mutantes das paisagens serranas. Visitante frequente de Urubici, o autor conta a história de uma sementinha de pinhão que se tornou um guardião da natureza. O livro é também um tributo a coragem de Mama Bugra, descendente dos Xoklengs, que perdeu seus pais e irmãos durante os primórdios da colonização da região e sobreviveu bravamente. “Um livro que narra uma trajetória de superação e apresenta um caminho de possibilidades àqueles que não desistem jamais, dos sonhos e ideais”, enfatiza o autor. E, de quem deseja ser sementes de prosperidade de outras gerações.

No livro, o autor Frederico Manica e o ilustrador Alexandre Torrano (Tora) reverenciam um dos mais lindos cartões postais do Brasil, a região serrana de Santa Catarina. A narrativa instiga conhecimentos da origem deste povo, o imaginário social, aspectos de sustentabilidade, expressos na valentia e coragem do herói desta história, personagem que resiste depois de lutas e bravuras em meio a natureza exuberante da serra. Compartilhando com seus nativos uma região mais acolhedora e protegida por ideais de perseverança e de dedicação ao legado.
O evento é realizado pela parceira com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Urubici através do secretário municipal, Hélvio Arilson Beckhauser e sob a orientação da coordenadora pedagógica, Flávia Wroblescki e do Programa Lê Brasil.

Biblioteca Municipal  vai até o público
Durante a semana da criança  a Biblioteca Municipal de Urubici leva  suas atividades para a comunidade

Veja a Programação:
Terça-feira, 08 – Na ” Casinha da Praça”  –  Contação de histórias e rodas de leitura (manhã e tarde)No  Centro de Idosos –  Bate papo e roda de leitura  (tarde)

Quarta-feira, 09 – Na ” Casinha da Praça”: 10he30min  e  14h- presença do escritor Frederico Manica, bate papo sobre seu novo livro “Pinhão, o soldadinho topetudo” , que presta homenagem a  Urubici e a Serra.

Infos: Luciana Vaz Rossato
Acesse a notícia no Serra SC: